Conheça lugares incríveis da capital mineira em um circuito de museus, teatros, parques e restaurantes

A programação do 15º Concred trará abordagens filosóficas sobre a sustentabilidade humana nestes tempos de transformações velozes, e também sobre como se manter inovador e relevante para o mercado sem comprometer o capital mais valioso para o cooperativismo: as pessoas.

Em meio a tanto conteúdo, é possível reservar um tempinho para relaxar e conhecer Belo Horizonte! Uma boa opção de roteiro é o Circuito Praça da Liberdade, que mapeia locais turísticos dentro de uma espécie de cinturão que envolve a parte central da cidade. É a chamada Avenida do Contorno, que engloba os bairros Savassi, Barro Preto, Santa Efigênia e Santo Agostinho, distribuindo as atrações por toda a capital mineira. 

Uma dessas atrações é a Praça da Liberdade, uma das mais importantes da cidade, com um conjunto arquitetônico e paisagístico que orgulha os mineiros. Criado em 1920, o lugar é cartão postal de BH com coreto e lago ornamental. Ao redor da praça, estão o Memorial Minas Gerais Vale, o Palácio da Liberdade, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Casa Fiat de Cultura

Nos arredores, está o Espaço do Conhecimento UFMG. Lá, os visitantes podem fazer a observação 360 graus do céu com equipamentos especiais do Terraço Astronômico. Na mesma região, um prédio rosa se destaca. Trata-se do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, inaugurado em 1897, junto com Belo Horizonte, e integrante do circuito cultural e turístico desde 2010. Esta relíquia tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais recebe visitas de terça-feira a domingo, com exposições que revelam curiosidades do período de ouro da mineração no Brasil.

Letras & Sons

Para quem aprecia literatura, o roteiro oferece a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, situada na Praça da Liberdade, e a Academia Mineira de Letras, na Rua da Bahia. Para conferir apresentações musicais, teatro e projetos educativos, o CCBB e o Centro Cultural Minas Tênis Clube são boas opções.

Na Avenida Afonso Pena, além de caminhar pelo agitado centro da cidade, o visitante pode conhecer o Palácio das Artes, um dos maiores centros culturais da América Latina, com 18 mil metros quadrados. Sede da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e berço de grandes artistas, o centro cultural está próximo ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti, outro espaço imperdível da capital mineira, um oásis em meio ao cenário urbano. 

Sabores

Já que estamos falando de Minas, o circuito só fica completo após um bom pão de queijo. Na Rota Turística Cozinha Mineira, encontram-se dezenas de restaurantes, botecos e cafeterias que fazem jus ao sabor mineiro. 

Outro passeio gastronômico que vale a pena é o Mercado Central, com suas mais de 400 lojas de produtos variados, com queijos, doces, artesanato e outras tradições mineiras. Após o sol se pôr, a agitação se concentra no Mercado Novo, na área central de BH, lugar ideal para desfrutar de boa música.

Anote as dicas e rotas! Com certeza o passeio trará boas surpresas aos olhares atentos e abertos às novas descobertas. 

CAPITAL DO CONCRED

O 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) é um evento organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras); correalização do SICOOB; apoio institucional do Sistema Ocemg e do Banco Central do Brasil; patrocínio master do Sistema OCB; patrocínio do Sebrae e BNDES — banco de desenvolvimento do Governo Federal. A iniciativa conta com investimento de todos os sistemas de cooperativas de crédito e outros parceiros, totalizando cerca de 70 organizações que acreditam no evento e no poder transformador do coop financeiro.