Representantes do Sicredi, Sicoob, CrediSIS e Cresol compartilharam experiências ESG.
Representantes de grandes sistemas cooperativistas de crédito brasileiros participaram nesta quinta-feira (8) de um painel especial do 15º Concred sobre liderança inspiradora como uma estratégia prática de ESG – conjunto de ações de responsabilidade ambiental, social e de governança.
Moderada pela consultora e especialista em sustentabilidade corporativa Claudia Leite, a palestra reuniu o diretor-presidente do banco e confederação Sicredi, César Bochi; o presidente da presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri; o diretor de Negócios do sistema CrediSIS, Farid Milet; e o diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen.
Em clima de intercooperação, os líderes cooperativistas compartilharam experiências ESG de suas instituições e abordaram temas como o impacto das cooperativas na sociedade, no meio ambiente e a relação com os colaboradores.
“Para nós do Sicredi é importante gerar resultados no curto prazo sem comprometer o longo prazo, gerando impacto positivo. São cinco pilares: o desenvolvimento local, o bem estar financeiro, a inclusão financeira, a resiliência climática e a cultura, todos igualmente relevantes”, explicou César Bochi.
O presidente da Cresol, Cledir Magri, apresentou uma reflexão sobre ações efetivas dos gestores de cooperativas em prol de negócios mais sustentáveis.
“É determinante desengavetar ideias e agir. A jornada de um líder às vezes exige persistência. No momento certo, a semente germina. E muitas vezes plantamos e semeamos para os outros, para o futuro. A sustentabilidade é um ato altruísta”, afirmou.
LIDERANÇA COMPROMETIDA
O diretor de Negócios do Sistema CrediSIS, Farid Milet, destacou que a liderança no cooperativismo requer conhecimento sobre o modelo de negócio, dedicação e equilíbrio para contemplar a busca de resultados com o interesse coletivo. O principal, segundo ele, é não deixar de lado a humanidade e a preocupação com as pessoas, características que diferenciam as cooperativas de instituições financeiras comuns.
“A liderança é sobre discutir propósitos, mas também encorajar o entorno. Os líderes devem refletir sobre o propósito de uma cooperativa. As pessoas querem fazer acontecer, mas elas precisam de oportunidades”, analisou.
Já o diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen, reforçou a necessidade de conhecimento para construir lideranças sólidas no cooperativismo financeiro.
“O líder que quer ter efetividade e sucesso precisa ter domínio, não se é possível ter sucesso com aquilo que não se conhece. Confiança, compromisso e conhecimento são imprescindíveis”, concluiu.
SOBRE O CONCRED
O 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) é um evento organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras); correalização do SICOOB; apoio institucional do Sistema Ocemg e do Banco Central do Brasil; patrocínio master do Sistema OCB; patrocínio do Sebrae e BNDES — banco de desenvolvimento do Governo Federal. A iniciativa conta com investimento de todos os sistemas de cooperativas de crédito e outros parceiros, totalizando cerca de 70 organizações que acreditam no evento e no poder transformador do coop financeiro.