Mais de 3 mil estudantes participam de programação exclusiva no 15º Concred.

Apresentar o cooperativismo financeiro para os jovens e semear o futuro! Com esses objetivos, o Espaço Integração Juventude recebeu cerca de três mil jovens de 15 a 29 anos, estudantes de escolas públicas e de instituições de capacitação mineiras, durante o 15º Concred. Realizado na Arena 360°, montada no Expominas, o espaço reuniu palestras, informações e atividades interativas sobre o cooperativismo, além de ações voltadas à educação financeira e sustentabilidade humana –  temas centrais do congresso. 

Com palestras inspiradoras e atividades interativas, o espaço também teve apresentações artísticas e musicais e uma Feira de Negócios, proporcionando uma experiência rica e descontraída para os participantes.

O presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Moacir Krambeck, recebeu os jovens durante o evento e contou um pouco de sua trajetória no cooperativismo.

“Sempre digo que o capitalismo construiu muitas coisas que vemos ao nosso redor, mas teve um grave problema: concentrou a riqueza em poucos e excluiu a grande maioria. O cooperativismo, por outro lado, tem a função de trazer essa maioria para participar da riqueza que eles também produziram”, comparou. 

“No entanto, não conseguiremos isso sozinhos, mas com a ajuda de vocês, podemos construir um mundo melhor para todos”, acrescentou o líder cooperativista. Para uma plateia jovem e atenta, Krambeck também deixou um conselho de quem conhece bem a vida:  “Pense no seu semelhante. Tudo o que fizermos, receberemos de volta. Por isso, faça o bem 24 horas por dia, 365 dias por ano, onde quer que esteja”.

EXPERIÊNCIA DE VIDA

Quem também brilhou no palco do Integração Juventude foi a atleta paralímpica Adriele Silva, primeira mulher bi-amputada do mundo a concluir provas de 21 km de Iron Man. Em uma palestra inspiradora, a atleta mostrou que é possível superar desafios e enxergar oportunidades mesmo diante das situações mais difíceis.

Sua mensagem principal foi estar sempre aberto às oportunidades.

“Se eu não tivesse comparecido a momentos importantes e encontrado pessoas em lugares estratégicos, não teria aproveitado as oportunidades que apareceram. A chave é estar sempre atento às possibilidades”.

O Integração Juventude também deu voz a jovens cooperativistas que já transformam as comunidades onde vivem por meio de projetos de cooperativas. Seis convidados apresentaram ações voltadas à equidade de gênero e questões ligadas ao desenvolvimento humano sustentável e aos pilares ESG (sigla em inglês para ações ambientais, sociais e governança). 

A responsável pela Organização do Quadro Social (OQS) do Sicoob União dos Vales, Amanda Butinholi, está no cooperativismo desde os 18 anos e compartilhou sua trajetória. “São sete anos dedicados ao setor. Durante esse período, tive vários momentos marcantes, mas o que se destaca atualmente é a criação do Comitê de Mulheres dentro da minha cooperativa. Acredito que cada um, dentro de suas expectativas e realidades, pode transformar seu entorno e sua comunidade. Basta olhar para sua realidade e usar um toque de criatividade para fazer a diferença”.

Representante do Comitê Estadual de Jovens Cooperativistas Mineiros e vice-coordenadora no Comitê Nacional de Jovens, Ana Paula Faria afirmou em sua apresentação que o cooperativismo é uma ótima porta de entrada para os jovens no  mercado de trabalho.

“Precisamos divulgar essa informação para que os jovens entendam a força do cooperativismo e como ele pode ser benéfico tanto profissional quanto pessoalmente. Embora o cooperativismo seja conhecido por muitos, para os jovens às vezes é algo novo. Quanto mais divulgarmos e difundirmos o cooperativismo, melhor”, destacou. 

A responsável pela comunicação social do Sicoob Credichapada, Joice Nunes, disse ao público do Integração Juventude que o cooperativismo transformou sua vida e recomendou que os jovens abracem sem medo as oportunidades que o coop oferece. “Não será fácil, haverá dificuldades, mas o cooperativismo nos fortalece e orienta com seus princípios e o comportamento empreendedor, como a persistência e a determinação. Isso nos ajuda a superar obstáculos e alcançar grandes realizações. Em 2015, nunca imaginei que estaria falando em um evento tão grande como o Concred. O cooperativismo proporcionou essas novas experiências e é algo realmente transformador”.

FOCO NO FUTURO

Na plateia, os jovens estudantes ficaram encantados com o que viram. Para Lucas Henrique Miranda, de 17 anos, o aprendizado durante o 15º Concred fará diferença em seus planos para o futuro. “Daqui para frente, é importante prestar atenção nas oportunidades de trabalho e como podemos aprimorar nosso currículo e aprendizado. Precisamos conversar mais sobre essas coisas e focar no nosso futuro. Poder fazer isso com meus amigos é muito importante”. 

A jovem Maria Clara Jardim, de 16 anos, disse que levará muitas lições boas do 15º Concred. “De tudo, a palavra empreendedorismo é a que mais me chama a atenção, principalmente se quisermos criar uma empresa. Acredito que esse tema foi o mais interessante dos debates”.

Para Gustavo Henrique Garcia, 17 anos, o 15º Concred terá um impacto positivo até mesmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Aprendemos muitas coisas importantes, principalmente sobre mercado e empreendedorismo. Escolhi participar justamente para melhorar meu currículo”. 

Recorde de adesão

Em sua terceira edição, o Integração Juventude alcançou recorde de participantes, mostrando a força de um projeto que se consolida a cada edição do Concred. Um dos fatores para a maior adesão foi a programação elaborada com base no currículo do Ensino Médio e nos itinerários formativos dos cursos de aprendizagem nos quais os jovens participantes estão matriculados.

“O sucesso de mais uma edição do Integração Juventude confirma a importância de ampliar a participação dos jovens no cooperativismo financeiro. No 15º Concred, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o nosso modelo de negócios, pautado pelo apoio mútuo, com base em princípios e valores nobres de desenvolvimento sustentável para o futuro”, afirma a superintendente da Confebras, Telma Galletti.

SOBRE O CONCRED

O 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) é um evento organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras); correalização do SICOOB; apoio institucional do Sistema Ocemg e do Banco Central do Brasil; patrocínio master do Sistema OCB; patrocínio do Sebrae e BNDES — banco de desenvolvimento do Governo Federal. A iniciativa conta com investimento de todos os sistemas de cooperativas de crédito e outros parceiros, totalizando cerca de 70 organizações que acreditam no evento e no poder transformador do coop financeiro.