Capital oferece atrativos imperdíveis. A cada esquina, um lugar marcante que mistura tradição com a típica hospitalidade mineira
Quem participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – Concred ganha um combo de vantagens. O evento será realizado em Belo Horizonte (MG), cidade que brinda a todos, visitantes e moradores, com uma rica vida cultural.
A gastronomia local é um convite ao paladar. Nos horários vagos, entre uma conferência e outra, é possível explorar os inúmeros bares e restaurantes espalhados pela cidade e aproveitar ambientes aconchegantes para dar continuidade aos debates. A dica é sair em uma caminhada para explorar as opções ou seguir as dicas aqui. Confira abaixo a seleção por bairros.
Savassi
Conhecido como um dos bairros mais boêmios, o Savassi reúne desde botecos menores a restaurantes mais tradicionais e de alto padrão. O Berilo Cozinha & Drinks tem um ar mais moderno, com música ao vivo e cardápio variado. Para relaxar no fim da tarde, o Pinguim Bar e Restaurante é o lugar perfeito, com bebidas leves e geladas e o famoso torresmo de barriga.
Mas se a proposta for desacelerar, a livraria Café com Letras combina quitutes de cafeteria com um espaço tranquilo para conversar. Você ainda pode encontrar uma edição literária especial sobre algum dos temas do congresso.
Outra opção nas proximidades é o “The House & Fun”: um bar e restaurante com ambiente amplo e decoração temática inspirada em séries de televisão. O lugar é de encher os olhos: divertido, com uma comida saborosa e uma variedade de hambúrgueres artesanais e petiscos.
Av. Fleming
Famosa por reunir uma variedade de bares, a Avenida Fleming é o local certo para opções requintadas ou mais descoladas. Repleta de verde, a Passeli Boulangerie Padaria Artesanal é um destaque para brunch ou café da tarde. Uma boa pedida é um croissant. Mas também serve pizza e drinks.
Ouro Preto
Com jeito de vila, o Vila Rica Pampulha é um centro de gastronomia e comércio. Apesar do nome, fica no bairro Ouro Preto. Além de bistrôs e restaurantes com culinárias diversificadas, o local promove uma charmosa feira de artesanatos variados.
Lá, você encontra, por exemplo, a Pão de Queijaria. O cardápio é incrível e tem uma variedade curiosa do quitute mineiro: tem até pão de queijo recheado com goiabada! Recheios inesperados e combinações únicas para atiçar o paladar.
Pampulha
Já no bairro mais famoso, a emoção fica por conta da experiência de degustar uma refeição no ponto mais alto, com vista para a Lagoa da Pampulha. O Rooftop da Pampulha é ideal para apreciar o pôr do Sol regado a petiscos sofisticados e coquetéis.
Buritis
Quem gosta da experiência de uma refeição nas alturas também tem a opção de passar no Picco Sky Bar. O rooftop tem decoração bem moderna e oferece uma carta variada de drinks. Ideal para happy hour.
Santo Antônio
Essa é uma região mais sossegada de Belo Horizonte. Ainda assim, é possível achar desde botequins até bares mais elaborados, como o Astoria Barbh, que promete ser um cantinho de Nova Iorque em Minas.
Lourdes
No bairro Lourdes, a cozinha contemporânea do chefe Leo Paixão mistura culinária francesa e brasileira, no Glouton. E mais de 3.500 rótulos de vinho estão à disposição no AA Wine Experience.
Santa Tereza
Famoso entre boêmios de Belo Horizonte, o Bar do Bolão conquista por seu cardápio repleto de comidas típicas. Outra vantagem é que funciona até de madrugada, sendo boa opção para quem permanecer até mais tarde no Concred.
Centro
A parte central de BH também tem suas surpresas. Cafeterias charmosas como a Café 104, abrigada em um prédio histórico, são o lugar perfeito para um bate-papo tranquilo ou até para fechar um negócio. Já o Café Nice é conhecido pelo pão de queijo, considerado um dos melhores da cidade.
É impossível visitar Belo Horizonte sem ir ao Mercado Novo. Projetado em 1960, o mercado municipal demonstra uma efervescência cultural, com produtos típicos mineiros, música e comidinhas tradicionais. Sempre é possível degustar algo novo e se surpreender!
Cervejarias
Belo Horizonte também é conhecida pela produção de cervejas locais e artesanais, facil de encontrar pelos bares da região. No Chopp da Fábrica (Santa Efigênia), acompanha com uma comida mineira deliciosa e, no Redentor (Savassi), a bebida de qualidade combina com a música ao vivo.
Mas se a proposta for degustar uma cerveja artesanal, a recomendação é a Cervejaria Wäls. O nome já é referência de qualidade, com bebidas premiadas mundialmente. Criada em 1999, a fábrica da Wäls produz rótulos para várias empresas, sendo conhecida internacionalmente. A inspiração vem das cervejarias belga, americana e tcheca.
A Artéza tem esse nome devido ao processo totalmente caseiro e natural na produção da bebida. Iniciou como uma produção apenas para a família, que com o tempo conquistou espaço no roteiro gastronômico da cidade.
Ainda tem o Uaimií Brew Pub, com cardápio vegetariano e sete tipos de chopes e cervejas exclusivas para harmonizar. E a Cervejaria Krug Bier, que oferece visita guiada aos sábados, com duração de duas horas de degustação de chopes e salsichas alemãs.
Ainda há opções com preços acessíveis, como o Bar do Pangaré (Estrela do Oriente) e o Bolotas (Santa Tereza). Ambos oferecem ambiente simples e acolhedor, com tira-gostos deliciosos.
Aproveite ao máximo a estadia durante o 15º Concred e desfrute do melhor que Minas Gerais tem a oferecer! Os locais citados são apenas sugestões, mas Belo Horizonte com certeza tem uma infinidade de lugares e cantinhos especialmente elaborados para saciar a fome com toda hospitalidade que você merece!
SOBRE O CONCRED
O 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (Concred) é um evento organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) com o apoio do Sistema OCB, Sistema Ocemg e Sebrae. O evento conta com o patrocínio de todos os sistemas de cooperativas de crédito e de dezenas de 30 organizações que acreditam no evento e no poder transformador do coop financeiro.
Fotos: Milton Lima