Você bem perto das mentes
mais visionárias do mundo.

Apresentamos uma seleção de palestrantes renomados que são verdadeiras estrelas na arte de transformar ideias em ações! Destaque para o britânico John Elkington, “o pai da sustentabilidade”, autor de best-sellers com mais de 20 títulos e mais de 1 milhão de cópias vendidas. Elkington, é criador do “Triple Bottom Line”, modelo de gestão no qual hoje se baseiam os investimentos sustentáveis.

Sintonize-se com as mentes mais visionárias do mundo, absorva conhecimentos relevantes e mergulhe em um oceano de ideias inovadoras. Nossos palestrantes inspiram, desafiam e provocam reflexões profundas sobre o futuro do Cooperativismo Financeiro.

Confirmados:

John Elkington

Fundador do Movimento Global em Sustentabilidade

Autor, consultor e empresário de renome mundial que defende e promove a sustentabilidade há mais de cinco décadas. Um dos fundadores do Movimento Global em Sustentabilidade, sendo reconhecido como ‘O Pai da Sustentabilidade’, autor ou coautor de 21 livros.

É considerado uma referência para o desenvolvimento de iniciativas globais, como o Pacto Global das Nações Unidas, a Iniciativa Global de Relatórios e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Em 2009, foi nomeado, em uma pesquisa internacional, em quarto lugar entre os 100 principais líderes de Responsabilidade Social Empresarial, depois de Al Gore, Barack Obama e Anita Roddick.

Atuou como consultor em mais de 80 conselhos (governos, empresas e instituições) e discursou em mais de 1.500 conferências em todo o mundo. Foi membro do corpo docente do Fórum Econômico Mundial.

Em 1994, John Elkington cunhou a frase; “Triple Bottom Line” – Pessoas, Planeta e Lucro, também conhecido como 3Ps, TBL ou 3BL. Em 2008, tornou-se cofundador e presidente da Volans, empresa focada no futuro que trabalha na intersecção entre sustentabilidade, empreendedorismo e inovação. Em setembro de 2021, recebeu o Prêmio Mundial de Sustentabilidade da MDPI Sustainability Foundation.

Adalberto
Felinto da
Cruz Jr

Chefe da Departamento de Supervisão de Cooperativas de Crédito e de Instituições não Bancárias (Desuc) do Banco Central do Brasil

Doutor em Ciência da Informação e mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Servidor do Banco Central do Brasil há 20 anos. Em janeiro de 2024, assumiu a chefia do Departamento de Supervisão de Cooperativas de Crédito e de Instituições não Bancárias (Desuc). Anteriormente, entre 2020 e 2024, chefiou o Departamento Gestão Estratégica e Supervisão Especializada (Degef), no âmbito da Área de Fiscalização.

Entre 2017 e 2020, desempenhou a função de secretário-executivo do Banco Central do Brasil, quando articulou a implementação do conjunto de prioridades estratégicas da Autoridade Monetária, notadamente no âmbito da denominada “Agenda BC#” e contribuiu para a consolidação de uma cultura atenta à Certificação de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo (PLDFT), assessorando e representação de dirigentes, sobretudo em assuntos que envolvem interlocução institucional de caráter transversal. Também esteve por sete anos como chefe do Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão (Depog) da instituição, à frente das áreas de gestão e planejamento estratégico, orçamento e cultura organizacional.

Adriele
Silva

Atleta paralímpica

Primeira mulher do mundo biamputada a realizar provas de 21km de IronMan (2017), Muralha da China ( 2018) e a Maratona de Nova Iorque (2018). Foi campeã do Rio Triathlon em 2017, campeã da Copa do Brasil em 2016, ano em que também foi vice-campeã Panamericana e campeã do Troféu Brasil de Santos. Em 2015, sagrou-se vice-campeã Brasileira e recordista dos 100m, 200m e 400m. 

Amanda da vida, dos esportes e de aventuras, como mulher biamputada tem como objetivo de vida ser precursora e protagonista de novos caminhos, no Brasil e no mundo. Também atua como modelo fotográfica para comerciais de TV e internet.

Ailton
de Aquino

Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil

Diretor de Fiscalização e membro da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil desde julho de 2023. Nascido em Jequié, na Bahia, é servidor de carreira do Banco Central desde 1998.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Possui ainda MBA em Contabilidade Internacional pelo Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças; especialização em Engenharia Econômica de Negócios pela Fundação Visconde de Cairu; e especialização em Direito Público pelas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central.

Ana Paula
Andrade Ramos

Advogada e assessora jurídica da OCB

Advogada, graduada em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Franca (FDF) e pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua no cooperativismo desde 2001, tendo passagens pela assessoria jurídica de cooperativas de crédito singular e central.

Atualmente, é assessora jurídica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), cargo que ocupa desde 2013. Representa o Brasil na Comissão de Direito Cooperativo da ACI Américas e ocupa a presidência da Comissão de Cooperativismo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Carolina
Bohrer

Chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) do Banco Central do Brasil

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e visiting scholar da George Washington University (EUA).

Atuou como docente no curso de Direito da UFSC e no Instituto Rio Branco. Servidora do Banco Central do Brasil desde 2010, vem trabalhando em temas relacionados a processo administrativo sancionador, organização do sistema financeiro, resolução bancária e meios de pagamentos. É membro do Comitê de Decisão de Processo Administrativo Sancionador (Copas) do Banco Central. Atualmente atua como chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) do Banco Central do Brasil.

Celso
Regis

Diretor da Confebras

Membro da diretoria da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento União dos Estados de MS, TO e Oeste da Bahia (Sicredi União MS/TO) e do Sistema OCB/SESCOOP-MS – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em MS e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo-MS.

Membro do Conselho de Administração da Central Sicredi Brasil Central. Presidente da Federação das Cooperativas do Centro Oeste e Tocantins (Fecoop/CO-TO), entidade sindical patronal regional. Membro da diretoria da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), entidade sindical nacional.

César
Bochi

Diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi

Formado em Administração e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui MBA em Gestão de Projetos e em Finanças, além de cursos de formação na Harvard Business School, Insead Business School e Tel Aviv University. No Sicredi, começou sua carreira como estagiário na década de 1990. Desde então, passou por diversas áreas, incluindo frentes de crédito, operações, produto, qualidade, custos e eficiência, e cargos de liderança logo nos primeiros anos de carreira.

 De 2017 a 2022, ocupou a posição de diretor-executivo de Administração e Finanças e vice-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, até ser eleito diretor-presidente da instituição, cargo que hoje ocupa. Também atuou no Conselho Deliberativo do Open Finance no Brasil (de 2020 a 2022), onde representava todas as cooperativas de crédito.

César
Saut

Vice-presidente corporativo da Icatu Seguros

Graduado em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com curso de extensão em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É membro da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP). No ramo cooperativo, participou da estruturação das operações de Seguro de Vida e Previdência em Sistemas Cooperativos como SICREDI, AILOS, CRESOL e UNICRED, bem como de Capitalização do Sistema SICOOB.

Há 30 anos atua no mercado financeiro e segurador. Trabalhou no Grupo ITAÚ, AMIL e na Cooperativa Central de Crédito Rural (COCECRER). No início de 1996, juntou-se à Icatu Seguros e assumiu os cargos de superintende de Produtos Individuais, superintendente regional, diretor regional, diretor nacional de Varejo e vice-presidente regional. Em 2014, foi vice-presidente corporativo da empresa. Representa a Icatu e o mercado segurador junto a uma série de entidades, como a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), onde é vice-presidente. Também participa do Conselho de Cidadãos do Município de Porto Alegre e do Via Vida, instituto pró doação e transplante de pele, órgãos e membros.

Daniel
Hosken

Professor, Mestre em Neurociências e Neuroengenharia

Professor da Fundação Dom Cabral; professor convidado do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Utiliza métodos baseados em evidências científicas para desenvolver o maior capital de todo negócio: o humano. Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em Neuroengenharia pelo Instituto Santos Dumont; é ainda engenheiro de Controle e Automação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Autor do livro “Por que é difícil mudar? Provocações sobre os desafios humanos na jornada da mudança”.

Diogo Anderson Angioleti

Gerente de Gente e Gestão

Gerente de Recursos Humanos, Gestão Estratégica, Governança Cooperativa, Relacionamento e Marketing. Atua como colunista na Suno Economia, com participações em TV, jornais e rádio. Presidente na Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) de Blumenau (SC); professor de pós-graduação em Economia Colaborativa; e instrutor financeiro pelo Banco Central do Brasil e Sescoop Nacional.

Com mais de duas décadas de experiência no mercado financeiro, é especialista em Gestão de Empresas, com ênfase em Cooperativas de Crédito, Neurociência Cognitiva e Experiência do Consumidor (CX). Possui expertise em Liderança, Marketing, Desenvolvimento Social, Governança, Customer-Centric e Estratégia de Negócios.

Dora
Kaufman

Pesquisadora em Impactos Sociais da Inteligência Artificial

Doutora e pesquisadora em Impactos Sociais da Inteligência Artificial e colunista da Época Negócios. Desenvolveu estudos sobre Transformação Digital das Empresas Brasileiras e Empreendedorismo no Brasil para a Fundação Dom Cabral e sobre Novas Habilidades para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Precursora de pesquisas sobre os impactos da Inteligência Artificial nos negócios e no mercado de trabalho, possui mais de 30 anos de experiência profissional atuando em instituições financeiras (corporate, finanças e investimentos) e como sócia-gestora de agências promocionais e de comunicação digital.

Edney
“InterNey” Souza

Professor e Conselheiro de Tecnologia e Inovação

Professor, palestrante e conselheiro de Tecnologia e Inovação. Cofundador de sete startups (cinco MarTechs, uma EduTech e uma HRTech). Top Voices do LinkedIn. Vencedor do Prêmio Digitalks. Autor do livro “Transformação Digital: Mentalidade, Cultura, Negócios e Liderança na Era Digital”. Participou do documentário “Hackers”, disponível na Amazon Prime.

Como consultor, atendeu Disney, Ford, Médicos Sem Fronteiras, Grupo ABC, Automattic, Pag Seguro, UOL Host e SEBRAE-MG. É professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Startse, HeadHunters Academy, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Domestika.

Elvira
Cruvinel

Chefe-Adjunta da Universidade Corporativa do Banco Central, Doutora e Professora pela FGV

Doutora e professora na Fundação Getúlio Vargas (FGV), é servidora no Banco Central e atualmente responsável pela Universidade Corporativa da instituição. Ao longo de sua carreira, coordenou projetos sobre responsabilidade socioambiental das instituições financeiras, governança em cooperativas de crédito, educação financeira, inclusão financeira e microfinanças, dentre outros temas e áreas.

Possui livros e artigos publicados na área e é autora de livros infantis sobre educação financeira, cooperativista e para a sustentabilidade.

Estevan
Sartoreli

Empresário e Cofundador/CEO da Dengo Chocolates

Engenheiro apaixonado por gente. Um homem com uma certeza: o futuro pode ser saboroso, saudável e sustentável. O Cofundador/CEO da Dengo Chocolates está redesenhando a economia do cacau no país.

Possui a experiência de quem passou por empresas como Faber-Castell, Siemens e Natura Cosméticos. Estevan planta, semeia, colhe e, sobretudo, inspira. Um executivo que propõe uma transformação no Brasil através de negócios sustentáveis, inovadores e de profundo impacto social.

Evaristo
Gomes

Chefe de Subunidade na Consultoria de Regulação de Instituições e Produtos Bancários (Denor) do Banco Central

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia (UFBa); mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo.

Atualmente é chefe de Subunidade na Consultoria de Regulação de Instituições e Produtos Bancários (Denor) do Banco Central do Brasil, divisão que trata de aspectos regulatórios relativos à organização e ao funcionamento das cooperativas integrantes do Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito (SNCC), dos bancos comerciais e múltiplos, instituições de pagamento, bem como da regulação pertinente à prevenção do uso do sistema financeiro para a prática dos crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo.

Flávia
Ikuta

Diretora BIP Brasil

Profissional com vasta experiência no segmento de instituições financeiras, desenvolvida ao longo de mais de 18 anos de atuação em auditoria e consultoria. Responsável por projetos relacionados à implementação de novas normas contábeis, com no setor financeiro.

Com mestrado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é ainda especialista em consultoria voltada à nova regulação do BACEN – Resolução CMN 4.966/21, atendendo diversos projetos na Business Integration Partners – BIP, principalmente no setor de cooperativas. Atuou também no Departamento de Políticas e Normas Contábeis de grande instituição financeira internacional, na qual participou do projeto global de implementação do International Financial Reporting Standard – IFRS 9.

Gilneu
Vivan

Chefe no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central

Mestre e bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Servidor do Banco Central do Brasil desde 1994, atualmente é chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) da instituição. Até o início de 2024, atuou na supervisão do sistema financeiro, em processos de avaliação da estabilidade financeira, testes de estresse, monitoramento de itens como capital, crédito, liquidez, limites operacionais e situação econômico-financeira das instituições autorizadas e na curadoria das informações utilizadas nesses processos.

Nos últimos 11 anos, atuou como chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional. Também representou o Brasil em diversos grupos internacionais, tais como Analytical Group on Vulnerabilities, do Financial Stability Board, responsável por avaliar as ameaças ao sistema financeiro mundial.

Ívens Aruã
Miranda

Chefe adjunto do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Desuc) do Banco Central do Brasil

Formado em Ciências Contábeis, com mestrado em Administração e Ciências Contábeis e especialização em Controladoria e Finanças, Perícia Judicial e Práticas Atuariais.

Ingressou no Banco Central do Brasil em 2003, atuando na área de Fiscalização e realizando inspeções em conglomerados bancários, em administradoras de consórcio e cooperativas de crédito. A partir de abril de 2024, passou a ocupar a função de chefe adjunto no Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições não Bancárias (Desuc) da instituição.

João Caetano
Muzzi Filho

Advogado, Doutor em Direito Tributário

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFGM), com doutorado em Direito Tributário pela mesma faculdade e universidade. Especialista em Direito de Empresa pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Sócio do Escritório Barroso, Muzzi, Barros, Guerra e Associados e membro da Comissão de Direito Cooperativo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG).

João Luiz
Marques

Chefe-adjunto do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) do Banco Central do Brasil

Economista, advogado e ex-auditor, com pós-graduação em Administração Financeira, Direito Público e Gestão Estratégica de Negócios, e ex-chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

No Banco Central do Brasil, exerceu as funções de supervisor e chefe de divisão na área de Fiscalização, tendo sido representante da Autarquia em grupos de trabalho com a Receita Federal e na Associação dos Supervisores Bancários das Américas (ASBA), e participado das discussões para a criação do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) e da Auditoria Cooperativa. Atualmente, ocupa o cargo de chefe-adjunto do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) do Banco Central, sendo responsável pelos pleitos de autorização envolvendo o segmento cooperativista.

Juliana
Bley

Psicóloga e Mestre em Psicologia

Referência em Fatores Humanos associados à Saúde e Segurança no Brasil e autora do livro “Comportamento seguro: a psicologia da prevenção de doenças e acidentes”, que tem influenciado gestores e profissionais das maiores indústrias do país.

Tem mais de 20 anos apoiando grandes empresas em práticas de Cuidado com a Vida no Trabalho no Brasil. É especialista em Aprendizagem, Colaboração e Mudanças.

Dr. Justino
Bezerra Filho

Doutor e Mestre em Direito Comercial pela USP

Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), em 1973, com mestrado e doutorado em Direito Comercial também pela USP (2001 e 2006, respectivamente). Juiz de Direito do TJ-SP e professor assistente associado da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente em temas como recuperação e falência. Advogado na área de consultoria em Direito Comercial.

 Atualmente, é professor convidado de instituições como Instituo Nacional de Pós- Graduação (INPG), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEA) da USP; coordenador da Escola Paulista de Magistratura e da Escola Paulista de Magistratura; e docente da Escola Paulista de Magistratura.

Kedson
Macedo

Diretor Executivo na Cooperforte

Atual diretor executivo na COOPERFORTE, tem experiência de 30 anos no Banco do Brasil. De 2015 a 2023, exerceu os cargos de presidente, vice-presidente e membro efetivo do Conselho de Administração na Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras).

Coordena o Comitê de Representação das Cooperativas Singulares Independentes junto ao Grupo Executivo de Trabalho na OCB/CECO e é membro suplente do Conselho Fiscal do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCOOP). Também é membro titular do Conselho Deliberativo do Instituto Cooperforte de Responsabilidade Social, palestrante e articulista.

Leila
Ferreira

Jornalista, Mestre em Comunicação e Escritora

Atuou como repórter da Rede Globo. Durante 10 anos, apresentou o programa “Leila Entrevista” na Rede Minas de Televisão e TV Alterosa (SBT), entrevistando mais de 1.600 pessoas. O programa produziu 13 séries internacionais.

É graduada em Jornalismo e Letras, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres. Conhecida nacionalmente pela obra “A Arte de Ser Leve”, que já alcançou a marca de mais de 120 mil exemplares vendidos e foi publicado na Espanha.

Ligia
Zotini

Pesquisadora, Empresária e Escritora

Pesquisadora e pensadora de futuros, é fundadora do Voicers, coidealizadora do FeMale Movement. É TEDx Speaker e autora do livro “Futuro(s)”. Possui uma carreira de mais de 15 anos na indústria de Tecnologia e 20 anos na área de Educação, sendo Mestre em Global Talent Management pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Desenvolveu projetos na Índia, trabalhando para o Friends of World Women Bank e em Nova York, atuando na matriz da IBM. Em 2022, foi reconhecida pela Revista HSM, em sua edição de 25 anos, como uma das cinco futuristas relevantes do país para projetar cenários futuros. Promove experiências de futuros em palestras, workshops, treinamentos e curadorias de festivais, com os temas Novas Tecnologias, Novos Humanos e Novos Ecossistemas projetando Cenários de Futuro(s) Saudáveis e Liderança através da Inteligência do Feminino.

Lívia
Torquetti

Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade de Negócios Aplicados de Viena, na Áustria, atua com equipes no desenvolvimento de habilidades como liderança, colaboração e comunicação – que, não raro, estão entre as mais desafiadoras em grande parte das organizações.

Auxilia empresas a criarem ambientes de trabalho inovadores e livres da mediocridade. É referência nacional em Cultura de Aprendizado e Mudança de Mentalidade Organizacional.

Lucia
Barros

Especialista em Mindfulness e Ciência da Felicidade

Especialista em Desenvolvimento Pessoal e autora do Grupo Companhia das Letras, com livros publicados no Brasil e Estados Unidos. Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Nottingham Business School, na Inglaterra. Formada em Comunicação Social com dois mestrados na Inglaterra (Jornalismo e Sociologia).

Mentora de executivos e empreendedores. Há 30 anos vem estudando, escrevendo e ensinando sobre Mindfulness, Ciência da Felicidade, Mentalidade de Crescimento, Neurociência e Ciência do Hábito. Criadora dos Métodos RGP – Reprogramação Geral de Presença e Fast Pass – Felicidade e Potencial Humano, programas que já impactaram a vida de mais de 13 mil alunos, ensinando-os a viver em presença plena, construir felicidade sustentável e desenvolver potencial. Utiliza-se dessas ciências para criar metodologias que ajudam as pessoas na sua jornada de autodesenvolvimento.

Lúcia
Helena 
Galvão

Filósofa, Escritora e Conferencista

Professora e filósofa, escritora, poetisa, conferencista e voluntária, com 35 anos de experiência na organização Nova Acrópole do Brasil. Na instituição, ministra aulas e palestras abordando diversos temas relacionados à Filosofia.

Obteve o doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorada em Literatura Comparada na Brown University. Até o momento, publicou 57 capítulos de obras e 12 livros de autoria individual, além de ter organizado seis publicações coletivas e três números de revistas. Seus temas de estudo trazem a Filosofia para um nível prático e aplicável, estabelecendo conexões entre conhecimentos antigos e atualidade.

Luis
Mansur

Chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (Depef) do Banco Central do Brasil

Servidor do Banco Central do Brasil desde 1998. Ocupou diversos cargos gerenciais, atuando em temas relacionados à Economia, Finanças, Relações Internacionais, Inclusão e Educação Financeira. Também trabalhou no FMI de 2011 a 2013, onde participou de diversas negociações e iniciativas multilaterais do governo brasileiro.

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Michigan (Ann Arbor, EUA). Integra o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e atualmente é responsável pela presidência do GPFI, no âmbito da presidência brasileira do G20.

Luiz Felipe
Pondé

Filósofo

Filósofo, escritor e diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e colunista do jornal Folha de S. Paulo.

Graduou-se em Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursou Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e fez doutorado pela mesma instituição em parceria com a Université Paris 8, em Saint-Denis na França. Recebeu título de pós-doutor da Universidade de Tel Aviv em Israel.

Luiz 
Lesse

Vice-Presidente da Confebras

Diretor-presidente do SICOOB Executivo – Cooperativa de Crédito e Livre Admissão do Brasil Central Ltda. e vice-presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), além de conselheiro de Administração do Sicoob Planalto Central – Cooperativas de Economia e Crédito do Planalto Central Ltda.

Economista e analista de sistemas, com especialização em Elaboração e Análise de Projetos, pelo Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico (Cendec/Ipea); Gestão de Cooperativas de Crédito, pela Associação Nacional dos Bancos Estaduais (Asbace-ATP); Convergência Internacional e Ponderação de Ativos e Níveis de Capital, pela Fundação Educacional da Confederação Latino-Americana de Cooperativas de Crédito (Colac); e iniciou MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito, pela Fundação Pedro Leopoldo.

Maíra 
Santiago

Diretora-presidente da Cooperativa Coletiva

Diretora-presidente da Cooperativa Coletiva, educadora e roteirista de processos de educação corporativa e autora do livro “Codifica: práticas de educação corporativa e cooperativa”. Com mais de 20 anos de atuação em educação corporativa, em 2019 idealizou empreendimento cooperativista constituído com seus sócios.

Apaixonada pela economia solidária e pela educação nos negócios, conjuga esses interesses com sua atuação profissional, focada, majoritariamente, em cooperativas, vivendo o princípio da intercooperação. Tem a convicção de que o cooperativismo pode ir além e busca contribuir para maior justiça e equidade nas relações de trabalho e de consumo.

Marcelo
Cárfora

Administrador e Consultor em Cooperativismo de Crédito

Administrador de empresas, com MBA em Banking para Cooperativas de Crédito e pós-graduação em Gestão Estratégica para Cooperativas pela Fundação Dom Cabral. Atua há 27 anos no cooperativismo, tendo exercido cargos estratégicos como de superintendente, diretor administrativo e diretor presidente em duas Centrais do Sicoob e na Federação Nacional de Cooperativas de Crédito.

Cooperativista e disseminador do movimento, acredita na transformação das pessoas por meio da educação, buscando aliar a essência da doutrina com resultados sustentáveis. Autor do livro “Filoscooperativa: filosofando o cooperativismo de crédito”, e “Teoria da Evolução C: Cliente, Cooperado e Cooperativista”. Atualmente, é consultor especializado em Cooperativismo de Crédito.

Marco Tulio
Lara

Compositor, Guitarrista e Cofundador do Jota Quest 

Ele desafiou os moldes tradicionais de carreira, optando por seguir sua paixão pela música desde a juventude. Em suas palestras, convida o público a refletir sobre temas como vocação, sucesso e coragem para abraçar a imperfeição.

Sua mensagem ressalta a importância do autoconhecimento e da busca pela felicidade. Um encontro leve regado à boa música, que mescla reflexões sobre medo, futuro, transformações, sucesso, mudanças e abertura para o novo.

Maytê
Carvalho

Empresária, Escritora de best-sellers e Mestre

Escritora de best-sellers como “Persuasão – como utilizar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional” e “Ouse argumentar”. Fellow researcher no Instituto de Tecnologia e Inovação de Berkeley Global Society. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no MBA da PUC e na Casa do Saber. Foi diretora de Estratégia de Negócios na TBWA Los Angeles (uma das cinco maiores agências de publicidade do mundo), na Califórnia. Atualmente, é a chief growth officer na Cubo em Nova York.

Miguel
Falabella

Ator, Diretor, Produtor e Dramaturgo

Mais do que um talentoso ator, diretor, produtor e dramaturgo, é autor de si mesmo. Ser protagonista da própria história é seu melhor papel.

É considerado um dos artistas mais ativos nos palcos e exemplo de determinação: se adaptou e superou todas as crises do teatro, esgotando bilheterias desde 1982. Autor de livros, entre eles “Viver e Sonhar em Voz Alta”. Em 2021 se tornou professor do MBA de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Suas palestras já foram apresentadas em grandes eventos corporativos de todo o país.

Moacir
Krambeck

Presidente da Confebras

Economista, presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e do Conselho de Administração da Central Ailos, além de coordenador do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (CECO).

Liderança reconhecida no movimento cooperativista, atua ainda como vice-presidente do Sindicato e da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), integrando também os Conselhos de Administração da Viacredi e da Quanta Previdência e no Conselho Fiscal do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).

Rafael
Nunes

Gestor da Área de Performance e Desenvolvimento

Psicólogo e especialista em Comportamento Humano. Suas palestras, consultorias e workshops têm colaborado para o desenvolvimento de equipes e líderes de alta performance de empresas de todo o Brasil.

Já colaborou com empresas como Vale, Ministério da Economia, ArcelorMittal, Grupo Bernoulli, Falconi Consultoria, Hotmart, Unimeds, Sebrae, entre outras. Atua como gestor da área de Performance e Desenvolvimento, consultor, palestrante, professor universitário e gerente de Projetos em programas voltados à Cultura Empresarial e Employee Value Proposition.

Ricardo
Rocha

Empresário e Executivo que se integra ao grupo do Magazine Luiza

Fundador da Softbox, que hoje se integra ao grupo do Magazine Luiza, onde, além de estar à frente do LuizaLabs, é diretor de produtos. Sua autoridade foi atestada em 2018, quando três de suas empresas foram adquiridas pelo Magazine Luiza, declarado por este como um dos movimentos mais estratégicos realizados pela companhia.

Ele considera que ter como objetivo levar a tecnologia e a inovação para o varejo no Brasil é uma das missões da iniciativa mais disruptiva em nosso país.

Rodrigoh
Henriques

Diretor de Inovação na Fenasbac

Coordena a primeira aceleradora brasileira de fintechs de alto potencial, o NEXT. Coordenador Executivo do LIFT Lab, LIFT Learning e LIFT Challenge: Real Digital – iniciativas conjuntas com o Banco Central. Atua como diretor na Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).

No Banco Central, ajudou a acelerar 100 projetos diretamente relacionados à criação da moeda digital, pagamentos instantâneos, open finance, tokenização e novas modalidades de análise e concessão de crédito. Rodrigoh é especialista nas áreas de Inovação e Sistemas Adaptativos Complexos.

Rony
Meisler

Empresário e Escritor de best-seller

Cofundador da Reserva, CEO da Ar&Co e autor do best-seller “Rebeldes Têm Asas”. Transformou um sonho em uma das empresas mais premiadas e inovadoras do mundo. Ele tem asas onde você tem medo. Fez de uma loja de 30 metros quadrados uma das empresas mais premiadas e inovadoras do mundo.

Um dos expoentes do empreendedorismo no Brasil, traz discussões sobre formatos, possibilidades e desenvolvimento de práticas sustentáveis que provocam resultados positivos em negócios do mundo contemporâneo.

Sabina
Deweik

Futurista e Mestre em Comunicação e Semiótica

Caçadora de tendências, futurista e pesquisadora de comportamento há 20 anos, educadora, palestrante e coach ontológica. Pioneira em cool hunting no Brasil, se dedica a rastrear, ler e digerir o futuro através de palestras, workshops e capacitações, levando conteúdos de inovação, futuro e humanização para inúmeras instituições.

Jornalista de formação e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo e Mestrado em Comunicação de Moda pela Domus Academy, de Milão.

Telma
Galletti

Superintendente da Confebras

Atua há 22 anos no cooperativismo financeiro e atualmente ocupa o cargo de superintendente na Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). É, ainda, conselheira fiscal da OCB/DF e membro do Grupo Mulheres do Brasil.

Empreendedora e consultora em Gestão de Negócios, palestrante, professora, administradora de empresas, com MBA em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas Financeiras pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Thalyta
Lima
Duarte

Especialista em Contabilidade Financeira da AILOS e membro da Câmara Temática de Assuntos Contábeis do CECO

Profissional especializada em Contabilidade de Instituições Financeiras na Cooperativa de Crédito Ailos, com experiência na área Contábil de cooperativas de crédito. Possui amplo conhecimento em Normas Contábeis, Análise e Planejamento Financeiro e Gestão de Processo Contábeis. Membro da Câmara Temática de Assuntos Contábeis do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (CECO).

Tem mais de 10 anos de atuação em projetos inovadores e desafiadores, como a implantação da Resolução CMN 4.966/2021, modelo de custos ABC e automatização de processos contábeis em cooperativas de crédito. É encantada pelo cooperativismo e por contribuir para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e dos cooperados.

Tiago
Peroba

Chefe do Departamento de Clientes e Relacionamento Institucional do BNDES

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-doutorado pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Trabalha no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde 2004. Há seis anos é chefe do Departamento de Clientes e Relacionamento Institucional do BNDES, sendo responsável pela relação com as instituições financeiras que operam os programas do BNDES e com entidades empresariais parceiras que atuam na promoção do crédito para micro, pequenas e médias empresas, produtores rurais e cooperativas.

Apresentadores

Luiz Augusto
Araujo

Autor dos livros A arte de conVENCER, obra traduzida para o inglês com o título “The art of persuasion”; Comunicando com estratégia, Balaio de Gato e Comunicação na Dose Certa. Há 18 anos, atua como consultor, palestrante e, atualmente, também é líder de marketing do Sicoob Nova Central. Jornalista especializado em Assessoria de Comunicação e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), tem formação internacional em Liderança Comportamental (Leader Coach) pelo ACT Institute e The Global Institute for Trauma Resolution. 

Com bastante experiência no ramo cooperativista, já fez curso de extensão em Gestão de Cooperativas na HEC Montréal, no Canadá, onde conheceu o Sistema de Crédito Cooperativo, Desjardins. Ele também conheceu de perto o cooperativismo da Alemanha, durante viagem de estudos e intercooperação para o DGRV.

AGUARDEM

Nos encontraremos em 2026 no 16º Concred.

O maior evento do cooperativismo financeiro do Brasil.

61 3323-2335
61 99994-9769
61 99610-4687
eventos@confebras.coop.br