CollabCoop visa fortalecer produção científica sobre o tema e inaugura ações para o Ano Internacional do Cooperativismo.
O quinto princípio do cooperativismo destaca o compromisso do movimento com a Educação, Formação e Informação para o desenvolvimento das cooperativas e das comunidades onde estão inseridas. Para colocar essa diretriz em prática, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) criou o CollabCoop, um concurso que vai selecionar artigos científicos sobre o cooperativismo financeiro.
A iniciativa foi lançada nesta sexta-feira (9), durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte. Segundo o presidente da Confebras, Moacir Krambeck, a promoção do conhecimento é um dos diferenciais do cooperativismo na relação com cooperados e com o mercado em prol do desenvolvimento sustentável.
“Conhecimento é um ativo valioso nas cooperativas de crédito. As cooperativas que investem em conhecimento se tornam mais competitivas e eficazes, além de impactar positivamente no bem-estar da sociedade”, ressalta.
DIFUNDIR O COOP
O CollabCoop faz parte do plano de múltiplas ações da Confebras de Fortalecimento & Inovação no Cooperativismo Financeiro pelo Conhecimento. O conjunto de iniciativas visa atender a demandas de dirigentes, cooperados e colaboradores do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), promovendo a disseminação do coop por meio do trabalho alinhado às universidades.
As inscrições para o CollabCoop começam em 15 de outubro, Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. A ação também marca o início das atividades em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas em 2025, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“A Confebras entende que a cooperativa que se atualiza tem maiores chances de superar desafios e se adaptar a mudanças. Por isso, o concurso CollabCoop é a oportunidade de pesquisadores, estudantes, professores e profissionais que vivem o cooperativismo unirem saberes em torno das perspectivas para o futuro a partir de experiências”, pondera Moacir Krambeck.
A expectativa da Confebras é que a seleção incentive a produção de soluções internas e externas para questões inquietantes das cooperativas de crédito brasileiras, com abordagem de inovação aberta e de geração de valor por meio da intercooperação.
EIXOS TEMÁTICOS
Com foco na produção científica sobre o cooperativismo financeiro, a seleção de trabalhos será estruturada em torno de quatro eixos, que têm como base as sete trilhas de conhecimento discutidas nos três dias do 15º Concred:
1º eixo: Intercooperação e Participação Democrática 2º eixo: Mundo Exponencial e Cenários Globais 3º eixo: Governança Ambidestra e Gestão 4º eixo: Sustentabilidade Humana, Inovação e Protagonismo |
Serão premiadas as melhores produções científicas sobre o impacto social e econômico do cooperativismo financeiro no Brasil, selecionadas por universidades e especialistas no assunto.
Os artigos que obtiverem maior pontuação por eixo serão publicados em uma revista eletrônica que será lançada pela Confebras como incentivo à produção científica voltada ao cooperativismo financeiro. Além de dar visibilidade aos trabalhos, a publicação digital irá viabilizar o compartilhamento das informações com cooperativas e cooperados.
Serviço:
Concurso CollabCoop
Seleção de artigos científicos sobre o cooperativismo de crédito
Inscrições a partir de 15 de outubro
SOBRE O CONCRED
O 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) é um evento organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras); correalização do SICOOB; apoio institucional do Sistema Ocemg e do Banco Central do Brasil; patrocínio master do Sistema OCB; patrocínio do Sebrae e BNDES — banco de desenvolvimento do Governo Federal. A iniciativa conta com investimento de todos os sistemas de cooperativas de crédito e outros parceiros, totalizando cerca de 70 organizações que acreditam no evento e no poder transformador do coop financeiro.