Trilhas em meio a cenários naturais levam visitantes a uma experiência sensorial única de apreciação de arte contemporânea

Em meio às montanhas e cercada por uma mistura de Mata Atlântica e Cerrado, uma antiga fazenda de Minas Gerais deu lugar às cores, formas e paisagens que formam o Instituto Inhotim, um museu a céu aberto localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, e próximo de Brumadinho, Ouro Preto e Mariana.

Vale muito a pena separar um tempinho na viagem ao 15º Concred para conhecer e se impressionar com esse espaço cultural reconhecido internacionalmente.

O acervo do Inhotim foi construído ao longo de anos, antes mesmo da abertura do espaço para visitação. Atualmente, o museu abriga 1.862 obras de arte contemporânea, de 280 artistas de 43 nacionalidades diferentes. 

O instituto tem 140 hectares de jardins e cinco lagos ornamentais. As galerias são a céu aberto e o visitante chega às obras expostas por meio de trilhas. Com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras e de todos os continentes, o jardim botânico projetado pelo paisagista Burle Marx é uma verdadeira experiência imersiva, que permite contemplar plantas nativas e exóticas, ao mesmo tempo em que se é impactado pela coleção artística. 

Espalhados pelas galerias, há peças de escultura, quadros de pinturas e desenho, fotografias, vídeos e instalações. É possível conferir trabalhos de artistas consagrados, como Hélio Oiticica, Cildo Meireles e Adriana Varejão.

A ideia de criar um espaço com essas características foi do empresário e colecionador mineiro Bernardo de Mello Paz. O Inhotim foi fundado em 2002, com a Galeria True Rouge, uma das mais icônicas do museu, e a visitação para o grande público foi aberta em 2006.

Como chegar 

Para visitar o Inhotim, basta sair de Belo Horizonte pela BR-381 no sentido Contagem. O trajeto de 55,5 quilômetros até o museu leva cerca de uma hora e meia. Para quem tiver a possibilidade de estender a viagem por alguns dias a mais, há várias opções de pousadas em Brumadinho e arredores.

Serviço:

Instituto Inhotim

Funcionamento: de quarta-feira a domingo e também aos feriados.

Ingressos: inhotim.org.br