Obra de Roberta Caldas narra atuação humana do economista catarinense e presidente da Confebras.
O cooperativista é um sonhador que crê em um mundo melhor para todos e não mede esforços para realizar esse ideal. Assim é descrito Moacir Krambeck no livro Cooração — A história de Moacir Krambeck, um líder cooperativista guiado pelo coração, da autora Roberta Caldas. Publicada pela Editora Confebras, a obra foi lançada no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) e em breve estará disponível na Livraria Confebras.
Inspirada na essência acolhedora e dinâmica de Krambeck, Roberta Caldas mergulhou em memórias que remontam a sua própria história como cooperativista. Em 2006, quando iniciou a carreira no cooperativismo, o apoio de “Seu Moacir” — como ela respeitosamente o trata — foi fundamental.
Em um momento decisivo de sua carreira, quando a cooperativa onde trabalhava enfrentava uma forte crise, ela encontrou nele o apoio, a confiança e o respaldo para reverter a situação e voltar a crescer. Hoje, a Transpocred – cooperativa financeira segmentada para o atendimento do mercado de Transporte – é uma referência em sua área de atuação.
Naquela ocasião, segundo Roberta, o olhar humano do líder cooperativista fez toda a diferença e deixou claro que a trajetória de Krambeck em mais de seis décadas no cooperativismo é guiada pelo coração.
“Ele encontrou no cooperativismo o sentido para a própria vida profissional, alegria. E, com certeza, essa é uma história muito inspiradora para todos nós e um legado para o cooperativismo de crédito nacional”.
Como boa aprendiz que admira e segue os passos do mestre, Roberta dedicou ao livro uma narrativa igualmente guiada pelo coração. Por isso, o título Cooração, assim mesmo, com os dois “os” do cooperativismo, conectando Moacir Krambeck ao movimento coop, sempre interligados.
“Espero que o livro seja uma inspiração para quem, de alguma forma, se conecta com o cooperativismo”, afirma a autora.
UNIÃO E INTERCOOPERAÇÃO
Em um mundo desigual, Moacir Krambeck adotou um caminho que não liga para diferenças. Pelo contrário, busca entendê-las para que, juntas, possam somar ainda mais conhecimentos e habilidades em favor do cooperativismo.
Ao longo do livro, Roberta Caldas mostra que, desde cedo, Krambeck já entendia que quando um visionário se une a outros, em intercooperação, grandes realizações podem se concretizar. Ao lado de outros cooperativistas, sonhadores como ele, o cooperativista catarinense liderou projetos e ações voltados às pessoas, com foco na geração de trabalho, renda, resultados financeiros e desenvolvimento para todos.
Relatos de líderes de todos os sistemas de cooperativas de crédito do país e de importantes lideranças do setor revelam que, como dirigente — seja nos tempos de presidente da Viacredi, na Central Ailos ou no comando da Confebras, “Seu Moacir” sempre prezou por construir relações sólidas e humanas.
“O Moacir sempre foi muito admirado pela convicção dele nos conceitos do cooperativismo. Sempre vi o Moacir defendendo com unhas e dentes princípios como o da preocupação com a comunidade, o envolvimento com a sociedade onde a cooperativa está instalada e a questão da participação dos sócios, do envolvimento do cooperado. Ele sempre foi muito ligado aos princípios do cooperativismo.” Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB
“Moacir Krambeck é uma figura super importante no cenário nacional, por sua contribuição diária e contínua. É um dos grandes representantes do sucesso do modelo de cooperativismo que temos hoje aqui no Brasil. Acredito que o grande legado dele é ter espalhado os princípios do cooperativismo por tantos lugares onde ele passou, tendo contribuído não apenas para o setor de cooperativismo de crédito nacional, mas também para a qualidade de vida das regiões onde atuou. Tenho certeza de que ele vai ser lembrado sempre com admiração pelos próximos líderes cooperativos que surgirem, assim como ele tem a admiração das atuais lideranças.” César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi
“Moacir tem um conteúdo verdadeiramente cooperativista e acho que isso acaba criando a identidade dele, um ponto de aproximação, um ponto de contato com outros líderes cooperativistas. E ele é um grande promotor de ideias de intercooperação. É uma pessoa que quer que o cooperativismo seja coerente. Ele tem uma visão muito clara de que o cooperativismo existe para beneficiar o cooperado. E quer que todas as ações do sistema sejam coerentes com isso. Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS)
“Uma grande virtude da pessoa e do líder Moacir foi conseguir fazer seu sucessor — o que muitas vezes é um problema dentro do cooperativismo. E o mais interessante é que vejo que ele vai deixar não um ou dois sucessores. Conheço vários grandes líderes dentro do Sistema Ailos, pessoas muito bem preparadas para dar continuidade a esse projeto do Moacir, de construir um cooperativismo humano, com foco nas pessoas e na intercooperação.” Luiz Lesse, vice-presidente da Confebras
“Talvez, no Brasil, ninguém defenda tanto o princípio da intercooperação quanto Moacir. Ele é um exímio, um incansável defensor de uma intercooperação, para além do aspecto cognitivo, do ponto de vista verbal, mas de uma intercooperação que se traduz em ações concretas, em ações efetivas. Ele tem construído um legado extraordinário no cooperativismo como um todo, especialmente no cooperativismo de crédito. Não tenho dúvidas de que a história dele é uma marca dentro do nosso movimento.” Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação
CONHEÇA A AUTORA Filha, esposa, mãe e profissional — com o cooperativismo na veia e no coração —, Roberta Caldas iniciou sua vida profissional muito jovem, aos 14 anos, sempre com um olhar empreendedor. Em 2006, iniciou a carreira na Transpocred, cooperativa de crédito segmentada para o atendimento do setor de Transportes e Logística, sendo a primeira funcionária contratada da organização. Começou como operadora de caixa, passou por diversas áreas da organização, sempre se destacando pelo compromisso pessoal de bem servir às pessoas. Atualmente, é presidente do Conselho de Administração da Transpocred e atua como Conselheira no Conselho de Administração da Central Ailos e Casa Cooperativa, além de ser Coordenadora do Comitê de Governança e Sucessão da Central Ailos. Formada em Administração, tem MBA Executivo em Mercado de Capitais pela FGV, e concluiu a formação de executivos do Programa de Apoio Institucional e Gerencial (PROEX) do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e o curso de Conselheiros de Administração Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Pauta sua vida pela seguinte frase: viva com amor e a felicidade será o grande resultado. |
SOBRE O CONCRED
O 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) é um evento organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras); correalização do SICOOB; apoio institucional do Sistema Ocemg e do Banco Central do Brasil; patrocínio master do Sistema OCB; patrocínio do Sebrae e BNDES — banco de desenvolvimento do Governo Federal. A iniciativa conta com investimento de todos os sistemas de cooperativas de crédito e outros parceiros, totalizando cerca de 70 organizações que acreditam no evento e no poder transformador do coop financeiro.