Portal de intercooperação foi lançado durante o 15º Concred.

A Confebras lançou oficialmente nesta sexta-feira (9), durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), o projeto Confebras UNE, uma plataforma de soluções compartilhadas para o cooperativismo financeiro. 

A proposta é tirar a intercooperação do papel e fazer com que sistemas, centrais e cooperativas financeiras independentes atuem em rede, compartilhando conhecimento, infraestrutura, serviços e soluções, ganhando escala e competitividade. 

“O projeto Confebras UNE tem como missão a intercooperação, especialmente voltada às cooperativas independentes. Não é possível que as cooperativas independentes tenham que operar com seus concorrentes diretos, ou seja, com os bancos. Isso não é aceitável. Por isso, ao montar esse programa, a Confebras quis criar uma relação direta entre as cooperativas independentes e o sistema cooperativo brasileiro”, anunciou o presidente da Confebras, Moacir Krambeck.

“O cooperativismo nunca se faz isoladamente, sempre em conjunto. Precisamos unir os mais de 1 milhão de cooperados das cooperativas independentes”, completou. 

A superintendente da Confebras, Telma Galletti, afirmou que a intercooperação é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento do ecossistema como um todo. Em um rápido histórico, ela destacou que o projeto teve início em 2022, com a reunião de ferramentas e soluções em uma plataforma que pudesse trazer sustentabilidade para o cooperativismo de crédito, com um olhar especial para as independentes.   

“Hoje a gente está materializando tudo isso aqui e trazendo um momento de reflexão com lideranças do sistema cooperativo, que podem ser propagadores e catalisadores dessa mudança”, afirmou. 

Com o mote “Cooperar é o que nos move; Intercooperar é o que nos fortalece”, a Confebras espera um rápido crescimento da plataforma. “O discurso é solidário, mas a prática é solitária. Essa é a hora de a intercooperação sair do discurso e ir para a prática”, defendeu Telma, apresentando o portal da Confebras UNE e convidando os presentes a contribuir com ideias para o ecossistema de compartilhamento de soluções. 

“A intercooperação tem sido trabalho de formiguinha, tem sido um trabalho difícil porque ela é um desafio, é disruptiva, mas a gente tem contado com apoio de lideranças do nosso segmento.” 

FORTALECER O SNCC 

Na avaliação de Telma Galletti, além de apoiar o crescimento e sustentabilidade das cooperativas financeiras, a intercooperação por meio da plataforma terá impactos positivos para todo o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Entre os ganhos, a superintendente destacou novas oportunidades de negócios, eficiência operacional, maior competitividade, redução de custos e ganho de escala.

“Queremos ser a ponte transformadora, ser conexão, mapear necessidades, por meio desse portal. Queremos a contribuição colaborativa para entender, compartilhar e comunicar as melhores práticas e soluções para os participantes”, afirmou. 

Após uma fase-piloto com algumas coops, a plataforma Confebras UNE já está no ar e aberta à adesão de cooperativas que desejam compartilhar soluções em áreas como tecnologia, regulamentação, governança, gestão de pessoas, marketing, entre outras. 

“Venha fazer parte dessa rede e abraçar essa causa que é de todos nós. Intercooperar significa trabalhar com mais economicidade, mais agilidade, mais eficiência, maior ganho de escala, maior força e, sem dúvida, uma maior produtividade. Afinal, a intercooperação está no nosso DNA. É um dos princípios do nosso movimento e, com certeza, é uma ferramenta poderosa para vencer muitos dos desafios das cooperativas de crédito”, defendeu. 

SOBRE O CONCRED

O 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) é um evento organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras); correalização do SICOOB; apoio institucional do Sistema Ocemg e do Banco Central do Brasil; patrocínio master do Sistema OCB; patrocínio do Sebrae e BNDES — banco de desenvolvimento do Governo Federal. A iniciativa conta com investimento de todos os sistemas de cooperativas de crédito e outros parceiros, totalizando cerca de 70 organizações que acreditam no evento e no poder transformador do coop financeiro.