Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas é uma das ferramentas para garantir crédito.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) quer fortalecer a atuação junto às cooperativas de crédito para gerar impacto positivo para empreendedores de todo o país. Durante o 15º Congresso Brasileiro das Cooperativas de Crédito (Concred), em Belo Horizonte, o gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Antonio Valdir Oliveira Filho, afirmou que as coops são grandes parceiras da instituição no apoio ao empreendedorismo no Brasil 

“Nenhuma instituição está mais apta a humanizar o processo de crédito do que as cooperativas, que conhecem de perto a realidade dos empreendedores e têm a empatia necessária para apoiar esses negócios”, afirmou. 

Segundo Oliveira Filho, em muitos casos, as cooperativas são as únicas instituições financeiras a conceder crédito para pequenos empreendedores, na contramão dos bancos tradicionais, que fecham suas portas para as pequenas empresas, com altas taxas de juros e exigências desproporcionais. 

“Nosso objetivo é trazer esperança de volta ao coração dos empreendedores. Juntando os propósitos do Sebrae e das cooperativas de crédito, podemos alcançar essa missão e transformar a vida de milhares de brasileiros que lutam para manter seus negócios vivos”, ressaltou. 

CRÉDITO COM GARANTIA 

Entre as ferramentas para essa atuação em conjunto, o representante do Sebrae destacou o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), criado para facilitar o acesso ao crédito por pequenos empreendedores, oferecendo garantias complementares que viabilizam financiamentos em instituições financeiras conveniadas, entre elas as cooperativas.

Até 2023, o fundo viabilizou mais de R$31 bilhões em financiamentos, beneficiando microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte em todo o país, segundo Oliveira Filho. 

“Nosso desafio agora é ambicioso: queremos, nos próximos três anos, alcançar uma carteira de crédito de R$30 bilhões garantidos pelo Fampe. E sabemos que a parceria com o sistema cooperativo será essencial para transformar essa meta em realidade”, ponderou. 

Para as cooperativas, a operacionalização de recursos do Fampe também é vantajosa: os empréstimos têm garantias reais, e como os empreendedores são acompanhados pelo Sebrae para uso consciente do crédito, conseguem honrar seus compromissos, tornando o risco de inadimplência baixo. 

“O Fampe oferece uma garantia real que facilita essas operações, especialmente para empreendedores que enfrentam dificuldades em oferecer garantias tradicionais”, comparou o representante do Sebrae. 

Nesta quinta-feira, em outro painel do 15º Concred, cooperativas de crédito compartilharam suas experiências positivas com recursos do Fampe, reforçando a atuação do coop junto ao Sebrae para fortalecer o empreendedorismo. 

SOBRE O CONCRED

O 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) é um evento organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras); correalização do SICOOB; apoio institucional do Sistema Ocemg e do Banco Central do Brasil; patrocínio master do Sistema OCB; patrocínio do Sebrae e BNDES — banco de desenvolvimento do Governo Federal. A iniciativa conta com investimento de todos os sistemas de cooperativas de crédito e outros parceiros, totalizando cerca de 70 organizações que acreditam no evento e no poder transformador do coop financeiro.