Tradição e inovação podem (e devem) andar na gestão das cooperativas. Aprenda a conciliar esses conceitos no 15º Concred
Capacidade para aliar o novo e o velho; o moderno e o tradicional; Essa é a maneira fácil de explicar uma das trilhas mais instigantes do 15º Concred: Governança Ambidestra — habilidade de uma organização planejar novas ações (inovação), sem deixar de aprimorar projetos idealizados e implantados antes (tradição).
O foco dessa trilha é o bom gerenciamento das cooperativas. Nela, você poderá aprimorar sua capacidade de explorar novas oportunidades e, ao mesmo tempo, otimizar os métodos de operação já em curso. Isto é, unir inovação com eficiência.
A gestão ambidestra melhora a maneira como os negócios se adaptam às mudanças no mercado, mantendo competitividade e sustentabilidade a longo prazo, enquanto se aventuram no desconhecido, sem riscos nem desperdícios.
Nesse ponto, fica compreensível porque a estrutura organizacional também deve ser avaliada. Unidades de negócios ou processos separados facilitam uma maior flexibilidade de experimentação e a coexistência de atividades experimentais em execução.
No ramo crédito, oferecer operações rentáveis e ao mesmo tempo seguras é fundamental e permite maior resiliência. Por isso, os conferencistas convidados para falar do assunto trarão uma visão abrangente e prática sobre como navegar e prosperar em um mundo exponencialmente dinâmico.
A trilha contará ainda com um espaço especial: o Painel “Mulheres que Transformam o Coop”. Em todo o Brasil, 8,78 milhões de cooperadas contribuem com o cooperativismo financeiro. Elas são a base de pessoas físicas associadas, sendo 20% em cargos de direção e tomada de decisão.
QUATRO APRENDIZAGENS
As palestras e workshops da trilha Governança Ambidestra foram subdivididas em quatro temas de interesse:
- Governança transformacional, ágil e consciente — estruturação de práticas que respondam às crescentes demandas de mudança impostas pelo mundo exponencial;
- ESG e sustentabilidade dos negócios — adequação de procedimentos com foco no ambiental, social e governança;
- Riscos e compliance — coordenar práticas de modo a identificar, avaliar e mitigar riscos; e
- Cibersegurança — garantir a proteção de dados a partir de ações e técnicas de proteção de sistemas e cultura organizacional.
O foco dos debates será a adoção de métodos ágeis para implementação de tecnologias e priorização de rotinas sustentáveis. Tudo sem deixar de lado as boas práticas para prever e prevenir riscos. É pensar em uma gestão que investe em tecnologias emergentes, mas também se preocupa com a cultura organizacional de aprendizado contínuo.
QUEM ESTARÁ COM VOCÊ NESSA TRILHA :
Lívia Torquetti
Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade de Negócios Aplicados de Viena (Áustria)
Palestra: “Cultura de Aprendizagem: a Nova Jornada da Resiliência”.
Data e local: dia 8, às 14h, na sala de Conferência 2.
Diogo Anderson Angioleti
Gerente de Recursos Humanos, Gestão Estratégica, Governança Cooperativa, Relacionamento e Marketing
Palestra: “Sucessão Estratégica no Cooperativismo: Liderando para o Futuro e Honrando o Legado”
Data e local: dia 8, às 14h40, na sala de Conferência 2.
Gisele Gomes
Socióloga, mestre em Gênero e Organizações e doutoranda em Diversidade e Inclusão
Palestra: “Liderança Transformadora”.
Data e local: dia 9, às 14h50, na sala de Conferência 2.
SOBRE O CONCRED
O 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) é um evento organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), correalização do SICOOB; apoio institucional do Sistema Ocemg e Banco Central do Brasil; patrocínio master do Sistema OCB; patrocínio do Sebrae e BNDES — banco de desenvolvimento do Governo Federal. A iniciativa conta com investimento de todos os sistemas de cooperativas de crédito e outros parceiros, totalizando cerca de 70 organizações que acreditam no evento e no poder transformador do coop financeiro.