Representante do banco destacou parceria com o cooperativismo de crédito para o desenvolvimento do país.

 

.

A parceria entre o cooperativismo financeiro e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve se fortalecer nos próximos anos para garantir financiamento de iniciativas sustentáveis. A avaliação foi feita pelo  chefe do Departamento de Clientes e Relações Institucionais do banco, Tiago Peroba, em apresentação durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte. 

Peroba destacou que o compromisso com a sustentabilidade é um dos pilares da atuação do BNDES, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e destacou que as cooperativas são instituições estratégicas para colocar essas ações em prática. 

“Queremos ser um catalisador para o desenvolvimento sustentável no Brasil, e as cooperativas financeiras têm um papel fundamental nesse processo. Estamos empenhados em oferecer apoio técnico e financeiro para que elas possam expandir suas operações de maneira responsável e sustentável”, declarou.

Segundo Peroba, atualmente, mais de  R$24 bilhões em recursos do BNDES são operacionalizados por cooperativas financeiras e o número deve ser ampliado. “É uma rota de crescimento e a expectativa é um futuro ainda mais promissor nos próximos anos”, antecipou. 

 

PARCERIA HISTÓRICA

Em sua apresentação no 15º Concred, o representante do BNDES traçou uma linha do tempo com o histórico da relação entre o banco e o cooperativismo de crédito, e ressaltou o compromisso da instituição com o fortalecimento das cooperativas financeiras como ferramentas para o desenvolvimento do país. 

“É importante destacar que esse processo é um ciclo virtuoso, é um relacionamento que avançou muito. Nos últimos anos, o BNDES ajudou muito o crescimento das cooperativas financeiras, e vice-versa, principalmente no objetivo de ofertar crédito, soluções financeiras para o público de micro e pequenas empresas e produtores rurais”, analisou.

Entre as iniciativas de fortalecimento do cooperativismo, Peroba mencionou linhas de crédito específicas para o setor, como o BNDES Procapcred, e a parceria com as instituições financeiras cooperativas para fomentar projetos de impacto social e ambiental em todo o país. 

“O cooperativismo é uma ferramenta poderosa para promover a justiça social e econômica, especialmente em regiões onde o acesso ao crédito ainda é limitado”, acrescentou o representante do BNDES.

SOBRE O CONCRED

O 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) é um evento organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras); correalização do SICOOB; apoio institucional do Sistema Ocemg e do Banco Central do Brasil; patrocínio master do Sistema OCB; patrocínio do Sebrae e BNDES — banco de desenvolvimento do Governo Federal. A iniciativa conta com investimento de todos os sistemas de cooperativas de crédito e outros parceiros, totalizando cerca de 70 organizações que acreditam no evento e no poder transformador do coop financeiro.