Fruto de intercooperação, plataforma tem acesso gratuito.

 

O uso de dados para subsidiar a tomada de decisões é uma realidade do cooperativismo financeiro brasileiro, e ter bancos de informações atualizados e acessíveis pode fazer a diferença para melhorar os resultados do segmento. 

O assunto foi debatido por especialistas no Painel Ciência de Dados, durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Minas Gerais. 

O analista de Dados da Confebras, Edson da Cruz, apresentou aos participantes o BureauCoop, painel de dados do cooperativismo financeiro produzido pela confederação em intercooperação com o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), Sistema OCB e Sistema Ocesc. 

O painel interativo oferece um panorama completo das cooperativas de crédito brasileiras, reunindo informações representativas e financeiras de forma clara e acessível. A ferramenta facilita a análise e a tomada de decisões estratégicas, promovendo a cooperação e o desenvolvimento no setor.

“O BureauCoop nasceu com um viés educativo e se fortaleceu através dos feedbacks dos próprios usuários. Assim, fomos crescendo e agregando valor, inclusive com o apoio institucional do Banco Central”, afirmou. “Nosso objetivo é continuar nessa direção, não apenas mostrando o que acreditamos ser importante, mas buscando diretamente na fonte as demandas e dores dos usuários”, ponderou. 

Cruz destacou que o painel está em constante evolução e que o objetivo é seguir traduzindo em dados informações que sejam relevantes para fortalecer os negócios e a competitividade das cooperativas. “Estamos sempre ouvindo quem consome nossos dados diariamente. O futuro envolve análises mais detalhadas e novas perspectivas de indicadores”, antecipou. 

 ANÁLISE ESTRATÉGICA

O coordenador técnico dos ramos de Cooperativas de Crédito e Infraestrutura do Sistema Ocesc, Claiquer Carneiro, destacou que a análise de dados é fundamental no cooperativismo financeiro para compreender movimentos do mercado que  influenciaram o segmento até agora, e, principalmente, para dar aos gestores visão de futuro. 

“Analisando os dados, o entendimento dos modelos estruturais do cooperativismo pode impactar positiva ou negativamente o seu desenvolvimento e o futuro. O objetivo é que o cooperativismo se desenvolva cada vez mais e seja relevante para a comunidade e para a sociedade”, analisou. 

A analista de gerência de informações do FGCoop, Nina Rodrigues Pedrosa, ressaltou a importância de que todas as informações disponíveis ao público sejam compartilhadas de forma transparente para fortalecer o sistema cooperativista. “Isso permite que as próprias cooperativas possam identificar seu espaço dentro desse sistema e aproveitar ao máximo as informações disponíveis para seu desenvolvimento”.

O BureauCoop têm acesso gratuito e está disponível para o segmento cooperativista, imprensa, pesquisadores e toda a sociedade. 

SOBRE O CONCRED

O 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) é um evento organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras); correalização do SICOOB; apoio institucional do Sistema Ocemg e do Banco Central do Brasil; patrocínio master do Sistema OCB; patrocínio do Sebrae e BNDES — banco de desenvolvimento do Governo Federal. A iniciativa conta com investimento de todos os sistemas de cooperativas de crédito e outros parceiros, totalizando cerca de 70 organizações que acreditam no evento e no poder transformador do coop financeiro.