Belo Horizonte fica pertinho de alguns destinos históricos e artísticos que tornarão sua viagem ainda mais inesquecível

Sua experiência no 1 Concred não precisa terminar na sexta-feira, 09 de agosto. Que tal aproveitar o fim de semana para conhecer cidades vizinhas a Belo Horizonte, que são verdadeiras joias culturais e históricas de Minas Gerais? Nossa equipe foi conhecer de perto cada uma dessas belezas e vai  te ajudar a escolher o melhor passeio:

Mariana

Cerca de 110 km separam Belo Horizonte de Mariana – a primeira capital de Minas Gerais. A paisagem de arquitetura colonial bem preservada ganha espaço, após quase 1 hora e 40 minutos de viagem.

Caminhar pelas ruas de Mariana e deparar-se com igrejas como a Catedral da Sé e a Igreja de São Francisco de Assis é como viajar no tempo e ver a riqueza do ciclo do ouro. Também é possível visitar a Mina da Passagem, considerada a maior mina de ouro aberta à visitação no mundo.

Brumadinho

Ainda mais próximo de BH está Brumadinho, a cerca de 60 km. Leva aproximadamente uma hora para chegar, então vale um passeio do tipo bate-volta com muita disposição, ou mesmo para pernoitar por uns dias.

Brumadinho acolhe um dos maiores centros de arte contemporânea a céu aberto do mundo: o Instituto Inhotim – espaço para apreciar obras e natureza. É uma rica experiência cultural e natural.

Além disso, a população local é bastante hospitaleira. A gastronomia típica complementa a fórmula que conecta presente e passado.

Ouro Preto

Apaixonados pela arte barroca terão um prato cheio em visita a Ouro Preto. Há 95 km de distância, você gasta apenas uma hora e meia para chegar à cidade, que é Patrimônio Mundial da Unesco.

O título é devido aos registros históricos do Século XVII que se encontram extremamente preservados na cidade, como o Museu da Inconfidência

Em Ouro Preto, você vai andar por ruas feitas de paralelepípedos e ver de perto edifícios históricos e igrejas ricamente decoradas. A hospitalidade é muito presente, com a presença de universitários de diferentes locais do país, que estudam na Universidade Federal de Ouro Preto.

Diamantina

Quem tiver um pouco mais de tempo, pode estender o passeio por Diamantina. Fica a 300 km de Belo Horizonte, o que dá cerca de 4 horas de carro para chegar à cidade natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Diamantina fica na Serra do Espinhaço e tem por característica ruas estreitas e, claro, ladeiras. A população local preserva as tradições culturais, como a Vesperata, que é um concerto direto das sacadas dos casarões.

Ah, a cidade é o marco inicial para se fazer o percurso da Estrada Real. É mesmo imperdível! Além disso, você também encontra trilhas, cachoeiras, o Mercado dos Tropeiros e a Casa de Juscelino – parada obrigatória. Prepare-se para uma verdadeira imersão em muita história!

Tiradentes

Puro charme, a 190 km de BH e 3 horas de estrada. Quem conhece Tiradentes, se apaixona pelas ruas de paralelepípedos e igrejas barrocas. A cidade costuma realizar festivais gastronômicos também. Indício de sabores especiais para marcar a viagem.

Entre monumentos, destacam-se a Igreja Matriz de Santo Antônio, onde acontecem concertos de órgão, e o Museu de Sant’Ana, que são duas das mais belas edificações históricas da cidade.

Para ter uma visão geral, vale o passeio pelo centro histórico a bordo da Jardineira Charmosa. No fim da tarde, a atração é o Largo das Forras, com sua Ponte das Forras, construída no Século XVIII.

Quem tiver mais tempo poderá estender o passeio e ir de maria-fumaça até São João del Rei. Na volta, ateliês e lojas de artesanato enfeitam Tiradentes, com produtos típicos da região.

==

Viu como o Concred é muito mais do que um congresso? É possibilidade de novos olhares e contemplação, na prática, da preservação de nossa história e espaços.

Fotos: Milton Lima e Ministério do Turismo.