Elkington compartilhará experiêcias capazes de transformar a visão do cooperativismo financeiro
O maior evento do cooperativismo de crédito da América Latina já é famoso por receber mentes brilhantes para debates e troca de vivências. Na 15ª edição, o britânico John Elkington — considerado o pai do conceito da sustentabilidade — é o convidado para a palestra magna de abertura do Concred.
Consultor em sustentabilidade e autor do Guia do Consumidor Verde, best-seller da década de 1980, Elkington foi o primeiro estudioso a falar que o conceito da sustentabilidade ultrapassa a esfera ambiental e engloba também aspectos econômicos e sociais. Esse “tripé da sustentabilidade”, anos depois, seria ampliado para dar origem ao que hoje conhecemos como ESG — três letrinhas que falam sobre a responsabilidade ambiental (environmental), social e de governança das organizações.
Mergulhado no universo da sustentabilidade desde a década de 1980, Elkington é também fundador da SustainAbility — consultoria que orienta empresas como Hewlett Packard e Microsoft a criar programas de responsabilidade socioambiental. Desde então, tem se dedicado a pesquisas sobre como o mercado pode manter crescimento e lucro, sem perder de vista os ideais que possibilitam a verdadeira sustentabilidade.
Pacto Global
John Elkington viaja o mundo levando ensinamentos e dicas para aplicar a Sustentabilidade Humana nos negócios. Com seus conhecimentos, ajuda líderes empresariais a integrar práticas sustentáveis em suas estratégias corporativas.
Como consultor, já participou de mais de 80 conselhos, entre governos, empresas e instituições. Foi também membro do corpo docente do Fórum Econômico Mundial e, em 2009, chegou a ser nomeado, em quarto lugar, entre os 100 principais líderes de Responsabilidade Social Empresarial – ficando atrás de personalidades como Al Gore, Barack Obama e Anita Roddick.
Seu trabalho rendeu reconhecimento como referência para iniciativas como o Pacto Global das Nações Unidas e até na criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas. Por todo esse empenho, Elkington tem o título de Embaixador do Futuro.
O encontro com John Elkington no 15º Concred promete ser um divisor no modo de pensar o cooperativismo financeiro. Com a experiência de quem já discursou em mais de mil grandes conferências, o fundador da empresa Volans irá elevar o seu pensamento a um futuro com estratégias inovadoras para a sustentabilidade.
“Muitos dos líderes corporativos quando falam sobre suas ações sustentáveis ainda se limitam a querer mostrar que são mais legais ou transparentes, em mostrar que fazem relatórios e que realizam algumas ações sociais. Tudo isso é ótimo, mas o problema é que enquanto isso está acontecendo, as políticas públicas não estão funcionando como deveriam. Por muito tempo, esses líderes foram orientados a ficar de fora da política. Agora precisamos que eles entrem na agenda novamente, mas que façam isso com transparência para deixar claro que trabalham pelos temas certos. Só assim ganharão a confiança da sociedade.” John Elkington
Conheça os principais livros de John Elkington
- O Guia do Consumidor Verde — como o próprio título diz, o livro é um guia para orientar as pessoas a serem consumidores mais conscientes. A obra foi uma maneira de ajudar as pessoas a fazer conexões entre as coisas que compram ou fazem aos impactos que essas atitudes geram no planeta.
- Canibais de Garfo e Faca — o livro foi publicado em 1997 apresentou o conceito do “tripé da sustentabilidade” ao mundo. Ele demonstra como as empresas e organizações devem atuar levando em consideração aspectos econômicos, sociais e ambientais. O título do livro faz referência à famosa frase do poeta Stanislaw Lec: “Is it progress if a cannibal uses a fork? (É progresso se um canibal usar um garfo?)”.
- Cisnes Verdes: a explosão do capitalismo regenerativo — publicado no início de 2020, analisa como as grandes empresas e organizações devem inovar para enfrentar os desafios ambientais e se enquadrar nas novas regras do mercado. O termo “cisne verde” é uma referência à expressão “cisne negro”, que representa a imprevibilidade, acontecimentos inesperados e impactantes que trazem consequências. Dessa forma, o termo “cisne verde”, de acordo com Elkington, significa o exato oposto. Para ele, cisnes verdes são caminhos que nos levam em direção às coisas que queremos.
SERVIÇO
Palestra Magna: John Elkington
Cisnes Verdes: o próximo boom do Capitalismo Regenerativo
Data: 07/08 (quarta-feira) Horário: 19h30
Local: Plenária principal